Numa matéria intitulada "O futebol, a vida e a dignidade", que faz uma reflexão sobre a morte do jovem boliviano, em uma partida de futebol, o autor procura visualizar as razões pelas quais a humanidade se banaliza através da violência gratuita em nome do futebol.
Neste sentido o texto menciona o contraposto de valores como, o bom e o mal que se confrontam, onde fica evidente a fragilidade do valor do futebol diante do valor da vida como é colocado pelo autor.
Através deste contexto podemos mencionar o rúgbi em seus aspectos promotor de valores, que podem ajudar o esporte como um todo, Os valores pregados neste esporte que para muitos é visto como "troncoso", mas que na realidade é um somente um esporte viril, passa para seus praticantes e torcedores valores que fortalecem a sociedade como aspecto transformador dentro da civilidade e através do comprometimento de respeito, disciplina, equipe entre outros.
Neste caminho o Jacareí Rugby promove em parceria com CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) e Prefeitura Municipal de Jacareí o projeto Rugby Tag que vai ao encontro dos alunos da rede publica municipal incentivando através deste esporte o fortalecimento e incentivo da pratica esportiva abordando o ensino e aprendizagem do rúgbi.
Além disso o clube procura, nas categorias de base promover entre os jovens participantes o fortalecimento dos valores da modalidade. O que junto com uma série de fatores, seja também uma das causas do sucesso do clube nos diversos campeonatos que participa assim como vários garotos que se destacam e são convocados pela Seleção Brasileira de Rugby.
Esperamos que num futuro próximo que o Rugby seja um modelo esportivo de valores para o esporte brasileiro ajudando a sociedade, a viver a Fair-Play, o respeito a disciplina, responsabilidade, coragem, criatividade, espírito de equipe, solidariedade, espírito de sacrifício e acima de tudo o ser humano.
BASEADO NO TEXTO: http://blogdojuca.uol.com.br/2013/02/o-futebol-a-vida-e-a-dignidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário